Image Map
Image Map

21/07/2013

Um sonho, trabalho, muita fé e Amor...

Dia desses eu estava pensando com meu botões... ( e eu adoro meus botões vocês já sabem disso... rsrs) ... e fiquei lembrando como foi que entrei nesse mundo maravilhoso do patchwork...
Vou resumir para vocês... eu amo artesanato desde sempre...desde que me lembro eu queria fazer isso. Não patchwork, mas artesanato... tinha algo muito forte em mim que me levava a estar sempre criando algo... sempre fui de inventar e mudar as coisas( algo próprio de todo artesão), vivia mudando as cores da tinta do meu quarto, e depois que casei da minha casa, fazendo texturas nas paredes. E tinha que ficar do jeito que eu queria... Um dia pintei a mesma parede 7 vezes de cores diferente (tudo no mesmo dia!!!) meu marido disse: logo a sala vai ficar pequena se continuar desse jeito!! rsrsrs
Fazer o que? Só ficava feliz se conseguia o que queria. .. e sempre foi assim, eu já fiz bijuterias, pintura em porcelana, biscuit, pintura em tecido e assim vai... E vocês devem estar pensando de resumida essa história não tem nada... Mas não parem de ler agora. Ler um texto desse tamanho é para os fortes... rsrsrs
E quando descobri o patchwork, e foi por acaso...eu até já conhecia, mas não sabia o nome... ... eu nunca me imaginei que pudesse fazer isso, porque eu não sabia costurar, mal sabia pregar um botão... e isso foi há 5 anos e meio...
Um dia assim do nada... eu falei p minha mãe: Mãe quero uma máquina de costura!!! Minha mãe costureira de muito anos ( mais de 30) falou: Você?? Mas vc nunca quis aprender!!! Eu disse para ela: ah quero para fazer alguma coisinha, fazer uns fuxiquinhos que se faz na máquina... e lá fui eu e comprei a danadinha... e depois de participar de um encontro de artesãs aqui na minha cidade e de uma troquinha da qual me envergonho até hoje... sério!! Eu recebi tanta coisa linda de uma amiga que era artesã e nem quero contar p vcs as coisas que dei e que até então eu achava que estavam lindas... Tomara que ela tenha esquecido que fui eu que dei... KKKK!!!!
Mas o mais importante, conheci a Francisca Alcântara, professora de patchwork que hoje se tornou uma amiga muito querida, e combinamos que ela me daria umas aulas... e de quebra levei minha mãe, que na época andava depressiva e sem ânimo na vida.
Foi a coisa mais certa que já fiz, para mim e para minha mamy...
Aprendi fazer os bloquinhos, , fiz um americano e outras coisas bem fofas , enfim... ela me ensinou o caminho das pedras... Agradeço à ela até hoje por isso! Obrigada Fran!!!
Mas para completar e lhes dizer de fato o que eu quero dizer... Depois disso me apaixonei pelo patch e achei o que eu queria fazer!!! Mas e cadê coragem de levar o sonho adiante?? Abandonar o conforto do salário certo? (Não estou aconselhando ninguém a fazer o mesmo tha´?) Mas eu não tinha coragem, montei meu pequeno ateliê e saia de casa todo dia triste, abria a porta do ateliê, olhava tudo e tinha uma vontade ficar... mas não ficava... Fazia umas coisinhas quando dava um tempinho, mas não encarava...
Até que um dia... há menos de 2 anos... aconteceu algo na minha vida que mudou o rumo das coisas e tive que sair da empresa em que eu gostava de trabalha e já estava lá há 10 anos... tinha um salário razoavelmente bom, e outros benefícios mais... porém, tive que sair...
E lembro bem de meu marido dizer: “Às vezes é preciso não ter opção para tomarmos uma decisão.”
E eu estava sem trabalho, não podia me ausentar de casa e lá fui eu!!! Tomei coragem e arregacei as mangas e aos pouquinhos fui conquistando conhecimentos, adquirindo experiências, aprendendo a criar, a usar a imaginação, me inspirar e meu trabalho foi tomando forma... e Deus sempre ali do meu lado!!! Isso é fato!! Eu podia sentir...
Então amigas o que quero passar depois de lhes contar esse novelão ... é que não precisamos tomar decisões só quando não temos opção. Nosso coração sabe o que queremos e o que sonhamos...
Por que esperei tanto?? Não que isso tenha sido ruim... tudo tem suas razões, mas eu poderia ter conhecido essa paixão e me agarrado a ela muito mais cedo... Mas eu achava que não era capaz... e eu era!!!! E vocês são!!!! Todas vocês, desde de que coloquem amor no que fizerem e de que tenham fé e vocês mesma e em Deus...

6 comentários:

  1. Olá Maria,
    Li seu texto até o fim, nem pensei em parar, tudo o que você viveu é o que vivo hoje, ainda to no comecinho, comprei minha máquina de costura em abril passado e estou aprendendo aos poucos, sabe aquelas peças que vc deu na troquinha e que hoje se envergonha, pois é, são elas que faço e acho o máximo...kkkk
    Seus trabalhos são divinos, e é o que vc falou mesmo, quando fazemos com amor tudo fica melhor, não tem como não dar certo.
    bjs e uma ótima semana, cheia de inspiração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida... que Deus te abençoe nessa jornada!!! bjão!!!

      Excluir
  2. Oi eu tbém NAO tive vontade de parar de ler... rsrs suas coisas sao lindas, e o q acho mais incrivel em vc, é q vc compartilha conosco, inclusive nos ensinando a fazer.. E isso te torna uma pessoa mto abençoada pode ter certeza!!! Estou começando agora, na fase ainda de pegar a maquina antiga da minha mãe e ficar pedindo "me ensina" rsrs ... mas é aquilo mesmo q vc disse trabalho fora e acaba nao sobrando mto tempo... mas nas horas vagas to lá agarradinha com ela!! Sucesso p vc sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. Oiii inspiradora!!!
    Já levantou Sica??? aqui em São Paulo, tá frio também!!!
    Sica, li tudinho, sem reclamar...rsrs... sempre fiz minha pequenas artes, fiz técnico de enfermagem, amo cuidar e servir, mas sou uma pessoa muito ansiosa e tenho um tremor fora do comum, que já fiz vários exames e nada, o dr. falou que eu sou agitada mesmo...rsrs
    Eu sempre falei que queria viver da minha arte e poder ficar ao lado de minha pricesa, a qual já se inspira em você ( os desenhos dos passarinhos que te mandei)e de uns meses para cá tomei esta decisão: Ser artesã, mãe e esposa!!!
    Obrigada por compartilhar a sua vida conosco e nos dá um empurrãozinho!!!
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderExcluir
  4. Muito inspirador seu relato Sica..
    Eu deixei a enfermagem para me dedicar em cuidar da minha filha.. e como sempre amei artesanato resolvi fazer algo que gosto e de um tempinho para cá começou a aparecer as encomendas, estou mt feliz.. pois faço oq gosto e ainda fico em casa com minha filhota.. não quero abandonar essa vida nunca mais rsrs e se for da vontade de Deus permanecerei até quando ele permitir.. e tudo que faço é para a honra e glória do Senhor pois não fiz curso e estou conseguindo fazer muitas coisas a partir dos paps que encontro na net..Peço ao Senhor que esteja sempre ao teu lado e te abençoando.. Beeijo

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga, acabei de ler seu depoimento, muito inspirador! Pra mim foi muito importante, também faço artesanato a um bom tempo mas somente agora estou querendo investir de verdade, de corpo e alma rsrs. Também não sei usar máquina de costura, me matriculei esta semana em um curso pois não tenho noção nenhuma de como usá-la, mas estou bastante empolgada e cheia de planos. Sou fã dos seus trabalhos e te conhecendo aos pouquinhos minha admiração por você aumenta cada dia mais! Obrigada por compartilhar com a gente seu amor pela costura. Boa sorte sempre! Beijos no seu coração.

    ResponderExcluir

Todos os Direitos Reservados -Ateliê Maria Sica
Layout por Ana Flor Design | Programação por Heart Ideas – soluções criativas.